jusbrasil.com.br
9 de Dezembro de 2016
    Adicione tópicos

    Lei estabelece cumprimento de prazo para entrega de mercadorias

    Atento às normas que visam beneficiar os consumidores, as quais, em muitos casos, não estão sendo devidamente cumpridas, o deputado Fernando Capez (PSDB) protocolou, no dia 8/2, no Ministério Público do Estado, representação para que a Lei 13.747/2009 seja cumprida.

    Sancionada pelo governador José Serra, em outubro do ano passado, a lei determina que as empresas, no momento da contratação, informem quais as datas e os horários disponíveis para a entrega do produto ou prestação de serviço, devendo a respectiva opção ser feita pelo cliente.

    Os turnos definidos pela lei são das 7h às 12h, das 12h às 18h e das 18h às 23h. Escolhidos dias e horários, a empresa há de formalizar o que foi acordado e entregar ao consumidor um documento com tudo o que foi estipulado. A lei vale, também, para as contratações à distância ou não presenciais, tais como compras efetuadas pela internet ou pelo telefone.

    Notícia publicada no jornal Agora, em 1º/2, informou que na prática os clientes ainda têm de esperar mais que o combinado. O Procon, órgão competente para realizar a fiscalização, constatou que ainda há muitas falhas por parte das empresas.

    Em sua representação, Capez solicita à Promotoria de Justiça do Consumidor a instauração de investigação para que sejam tomadas as medidas necessárias a fim de assegurar o respeito a esses direitos. Segundo Capez, esse desrespeito é uma aberração contra as vitórias já alcançadas na evolução dos direitos dos consumidores. "Mesmo tendo os direitos garantidos no Código de Defesa do Consumidor, a relação de consumo que ainda se encontra muito fragilizada. Por isso, é preciso estarmos atentos para cobrar das autoridades medidas cabíveis em defesa do consumidor", afirmou Capez

    A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo constitui o Poder Legislativo paulista, exercido através dos deputados estaduais do estado de São Paulo. Entre suas atribuições estão legislar, fiscalizar, controlar e investigar.
    Disponível em: http://al-sp.jusbrasil.com.br/noticias/2082029/lei-estabelece-cumprimento-de-prazo-para-entrega-de-mercadorias

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)