Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Eleições

    Segundo turno acontecerá em 24 municípios de São Paulo

    As eleições estão se aproximando e cerca de 140milhões de eleitores irão comparecer as urnas em todo o país para elegerem seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios brasileiros. Destes, o estado-membro com o menor número de municípios é Roraima com 15 e o maior com um total de 853 é o de Minas gerais.

    O estado de São Paulo ocupa o segundo lugar no ranking nacional com 645 municípios, desses a partir de dados divulgados pelo (TSE) Tribunal Superior Eleitoral, 24 irão para o segundo turno. São eles, Barueri, Bauru, Campinas, Carapicuíba, Diadema, Franca, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Limeira, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Taubaté.

    Nas eleições majoritárias, neste caso, para prefeito ocorre segundo turno nos municípios com mais de 200mil eleitores e se nenhum candidato alcançar a maioria absoluta dos votos, 50% mais um voto.

    A maior cidade da América Latina com 8milhões de eleitores possui o número máximo de candidatos a vereador estipulado pela Constituição Federal, que segundo o texto, municípios com mais 8milhões de habitantes podem ter até 55 vereadores. As eleições ocorrem no próximo dia 7 e o segundo turno está marcado para o dia 28 de outubro. Os principais candidatos à prefeitura de São Paulo são José Serra (PSDB), Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT), Soninha Francine (PPS), Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT).

    A diplomação dos candidatos eleitos aos cargos de vereador e prefeito deverá ocorrer até o dia 19 de dezembro deste ano. O ato de diplomação é uma solenidade em que é entregue ao candidato um documento oficial em reconhecimento de sua candidatura.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleicoes/100110182

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)