Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Opinião: Trote ecológico

    Para muitas pessoas, especialmente os jovens, janeiro não é época de férias. Pelo contrário: é um período de muito foco, ansiedade e expectativa, pois é hora de aplicar os conhecimentos "adquiridos ao longo de anos de estudo" nos vestibulares que acontecem no início do ano. O que se espera é o bom desempenho nas provas e aquele momento para ser chamado de "calouro" ou "bicho", quando ingressam na faculdade ou universidade.

    Nesse momento, que mistura euforia, alegria e brincadeiras, infelizmente nem tudo o que acontece é diversão. Já houve inúmeros casos de humilhação, violência, acidentes e até mortes durante a aplicação de trotes. Um dos mais marcantes aconteceu com um estudante de medicina da USP, encontrado afogado na piscina após uma "festa", onde foi apurado o uso excessivo de bebidas. A "brincadeira" acabou com a vida e o sonho do estudante e de sua família.

    A situação é tão séria que em São Paulo existem diversos projetos de lei proibindo a prática do trote violento. Para não deixar acabar com um evento tradicional como esse, muitas faculdades e alunos estão propondo diversos tipos de trotes, como o cultural, o da cidadania e, agora, o trote ecológico.

    A ideia do trote ecológico partiu da Juventude Sustentável e tem como atividade o plantio de mudas de árvores nativas nas cidades onde se realizarem os trotes. A iniciativa foi aprovada pelos usuários do Facebook "onde o grupo tem uma página" como alternativa ao trote tradicional. Um bom exemplo de como duas atividades muito praticadas pelos jovens "o uso das mídias sociais e a sustentabilidade" podem estar combinadas nesta fase tão importante da vida dos estudantes.

    De acordo com os idealizadores do trote verde, como está sendo chamado, os principais objetivos são: promover a interação entre calouros e veteranos sem violência; conscientizar e alertar a população sobre a causa ambiental; promover a comunicação e educação ambiental de forma clara e objetiva; destacar os impactos socioambientais causados pelo déficit de árvores na cidade; mostrar a força das redes sociais como ferramenta de educação ambiental.

    Com todas essas ações, além das instituições e dos estudantes, quem também sai ganhando é a comunidade, já que deverá ter sua área verde ampliada.

    É interessante como os projetos de sustentabilidade podem ser aplicados nas mais diversas situações e, assim como o trote ecológico, envolver instituições, sociedade, Poder Público e cada pessoa, individualmente, em algo que traz benefícios para todos. Muitas vezes, damos mais importância para a tecnologia do que para a natureza. Não que aquela não seja importante! Mas, certamente, o nosso sustento "os alimentos, a água, o ar e todas as condições necessárias para a manutenção da vida" vêm da natureza.

    O trote ecológico é uma ideia simples e muito feliz. Além de manter a tradição da interação entre calouros e veteranos, favorece o meio ambiente e premia a todos com qualidade de vida.

    *Dilmo dos Santos é deputado estadual pelo PV

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações394
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/opiniao-trote-ecologico/100283464

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)