jusbrasil.com.br
22 de Outubro de 2019
    Adicione tópicos

    O fio metálico na base das obras esculturais de Francisco Rosa

    Permanecerá aberta ate dia 30 de julho a exposição de Francisco Rosa no Espaço Cultural Candido Portinari reunindo sob o titulo "Feminino", 22 esculturas recentes realizadas com fio metálico.

    Vale salientar que o jovem escultor mineiro descobriu

    poesia nos materiais tecnologicamente usados, pois ganham um novo valor em suas composições, uma vez transformados. Embora tenha iniciado na escultura com materiais de reciclagem, é o fio metálico a matéria prima que utiliza atualmente para suas criações.

    Na abertura da mostra, à qual compareceram inúmeros artistas, críticos e parlamentares o superintendente do Patrimônio Cultural salientou que: "Observando as obras de Francisco Rosa verificamos que estão longe das delineadas pelos construtivistas, pois segundo alguns críticos o abandono da idéia construtivista e estrutural em nossos dias implica até mesmo uma certa regressão.

    Obras dessa natureza nascem da resistência à idade moderna e de sua critica: elas usam materiais pouco comuns para alcançar o mundo essencial das emoções e dos instintos humanos".

    concluiu: "As formas de Francisco Rosa derivam sobretudo do mundo humano. Elas demonstram paralelamente a sua simplicidade e uma grande clareza de significado. O artista escultor evoca através de suas criações a conjunção das tradições do artesanato e da imaginação moderna na invenção artística. Seu sentido extremamente emocional da realidade se serve das figuras para produzir na massa um ritmo envolvente e livre".

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)