Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O fio metálico na base das obras esculturais de Francisco Rosa

    Permanecerá aberta ate dia 30 de julho a exposição de Francisco Rosa no Espaço Cultural Candido Portinari reunindo sob o titulo "Feminino", 22 esculturas recentes realizadas com fio metálico.

    Vale salientar que o jovem escultor mineiro descobriu

    poesia nos materiais tecnologicamente usados, pois ganham um novo valor em suas composições, uma vez transformados. Embora tenha iniciado na escultura com materiais de reciclagem, é o fio metálico a matéria prima que utiliza atualmente para suas criações.

    Na abertura da mostra, à qual compareceram inúmeros artistas, críticos e parlamentares o superintendente do Patrimônio Cultural salientou que: "Observando as obras de Francisco Rosa verificamos que estão longe das delineadas pelos construtivistas, pois segundo alguns críticos o abandono da idéia construtivista e estrutural em nossos dias implica até mesmo uma certa regressão.

    Obras dessa natureza nascem da resistência à idade moderna e de sua critica: elas usam materiais pouco comuns para alcançar o mundo essencial das emoções e dos instintos humanos".

    concluiu: "As formas de Francisco Rosa derivam sobretudo do mundo humano. Elas demonstram paralelamente a sua simplicidade e uma grande clareza de significado. O artista escultor evoca através de suas criações a conjunção das tradições do artesanato e da imaginação moderna na invenção artística. Seu sentido extremamente emocional da realidade se serve das figuras para produzir na massa um ritmo envolvente e livre".

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-fio-metalico-na-base-das-obras-esculturais-de-francisco-rosa/1572536

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)