Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Independência de Angola é comemorada em evento que termina nesta sexta-feira

    A Assembléia Legislativa está recebendo, de 10 a 14/11, a Semana Angola 33 anos - Independência e Paz, realizada pela Associação Amizade Brasil-Angola, em conjunto com o consulado-geral do país em São Paulo. A intenção é aumentar o intercâmbio entre as nações, estreitando os laços sob a égide da paz.

    A abertura do evento foi marcada por um coquetel, que contou com a participação do cônsul-geral de Angola, Oliveira Francisco Encoge, da atriz Nicole Puzzi e do cantor Martinho da Vila. Também contou com apresentação da bateria da Escola de Samba Tom Maior. A exposição de fotos A luta pela Paz e Independência estará aberta ao público até o dia 14/11.

    O dia de comemoração dos 33 anos daquele país, 11/11, foi festejado com a realização da Roda de Samba pela Paz, no Carioca Club, com artistas brasileiros e angolanos, dentre eles Netinho de Paula, Royce do Cavaco e Thobias da Vai-Vai.

    Na quarta-feira, 12/11, foi realizada na Assembléia a mesa redonda A participação da mulher na paz e independência, que contou com a participação da médica angolana Marcela Bessa; do professor Eduardo de Oliveira, presidente do Congresso Nacional Afro-Brasileiro; de Olívia Rangel, coordenadora nacional da União Brasileira das Mulheres (UBM); de Leci Brandão e Lídia Correa, da Associação Amizade Brasil-Angola (AABA); e Luiza Moura, da Federação Democrática Internacional de Mulheres.

    No último dia do evento, nesta sexta-feira, 14/11, às 15h, no auditório Franco Montoro, está prevista uma mesa redonda para discutir o tema A paz na África, realidade e perspectivas, com a presença confirmada dos cônsules Oliveira Encoge, de Angola; Yusuf Omar, da África do Sul; além do nigeriano Otumba Adekunie Aderonmu, presidente do Centro Cultural Africano. Também estarão presentes o vereador e cantor Aguinaldo Timóteo e a presidente do Centro Brasileiro pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes.

    Angola localiza-se na costa ocidental da África, possui quase 17 milhões de habitantes e, assim como o Brasil, foi colonizada por Portugal. O país tornou-se independente apenas em 1975, mas ainda luta pela paz, pois os grupos que eram contra a ocupação portuguesa geraram uma guerra civil por divergências políticas. A democracia e a economia estão se consolidado em Angola, que realizou, em 1992, as primeiras eleições legislativas.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/independencia-de-angola-e-comemorada-em-evento-que-termina-nesta-sexta-feira/175848

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)