Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prêmios para valorizar pesquisadores do IAC

    O deputado estadual Davi Zaia (PPS) pronunciou-se, nesta sexta-feira, 30/4, sobre o papel de destaque do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) no campo da pesquisa. Em discurso na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ele destacou o recente prêmio recebido por um cientista do instituto, no caso, o pesquisador Jorgino Pompeu Junior, que acabou de ser agraciado com o Prêmio Frederico de Menezes Veiga, concedido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    O deputado Davi Zaia aproveitou para reivindicar a valorização profissional do corpo de pesquisadores do instituto. Frequentemente, os pesquisadores do IAC são premiados por algum trabalho de pesquisa, orientada para o aperfeiçoamento genético de produtos agrícolas. Desta vez, o objeto da pesquisa foi os citros.

    Apaixonado pela profissão, Jorgino Pompeu Junior aposentou-se em 2007, mas decidiu seguir trabalhando como pesquisador voluntário no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do IAC, onde começou em 1966. Todo o trabalho desenvolvido pelo pesquisador foi baseado na preservação, ampliação e estudo do germoplasma reunido no BAG-Citros do IAC, considerado o maior do mundo.

    A 32ª edição do prêmio teve como tema a "Valorização dos recursos genéticos para a inovação tecnológica na agricultura". Todos os anos, ele é atribuído a um pesquisador da Embrapa e a outro externo à instituição. Pela casa, o pesquisador premiado foi José Valls, da área de amendoim da Embrapa.

    No universo de valorização dos recursos genéticos, Jorgino Pompeu tem atuado na conservação desse patrimônio nacional agrícola, em atividades ligadas à avaliação dos materiais com porta-enxerto e copas, melhoramento genético e indicadores de viroses, cancro-cítrico e clorose variegada dos citros.

    No ano passado, em dezembro, outro pesquisador do IAC, Marcos de Andrade Landell, natural de Campinas, recebeu o prêmio "Profissionais do Ano", concedido pela Associação de Engenharia e Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto. Landell foi escolhido como Engenheiro Agrônomo do Ano, em reconhecimento a seu trabalho frente ao Programa da Cana IAC. O profissional foi agraciado com diversos prêmios, em 2009.

    dzaia@al.sp.gov.br

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/premios-para-valorizar-pesquisadores-do-iac/2171044

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)