Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Crise hídrica será debatida na Assembleia Legislativa

    A crise hídrica em São Paulo e medidas para enfrentá-la serão debatidas em mesa-redonda, na próxima segunda-feira, 5/10, das 14h30 às 17h30, no Auditório Paulo Kobayashi, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A promoção do evento é da Comissão Especial de Crise Hídrica no Brasil, da Câmara dos Deputados, junto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Assembleia Legislativa, e de iniciativa dos deputados federais Nilto Tatto (PT/SP) e Orlando Silva (PCdoB/SP), com o apoio dos deputados estaduais Ana do Carmo, Enio Tatto, Luiz Turco e Marcos Martins, todos do PT.

    Entre os convidados, já com a presença confirmada, está o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo. Também foram convidados representantes da Sabesp, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública Estadual, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), Coletivo de Luta Pela Água, Aliança Pela Água e da sociedade civil da região de São Lourenço.

    "O debate será muito importante uma vez que o Estado de São Paulo passa por sua maior crise hídrica. Essa crise, como é público, decorre da falta de planejamento por parte do governo do Estado, apesar dos alertas feitos desde 2004. O governo não adotou medidas para que a crise não chegasse ao ponto em que se encontra hoje, ou pelo menos para que seus efeitos fossem reduzidos", observa o deputado e 1º secretário da Assembleia Legislativa, Enio Tatto.

    Conforme os autores da iniciativa, gestores públicos e a sociedade civil debaterão os efeitos da crise hídrica e estratégias para minimizar os impactos da escassez de água. Dessa forma, as palestras e o debate ocorrerão com vistas à construção de uma gestão democrática que previna e atue contra eventos hidrológicos críticos naturais e o uso inadequado de recursos.

    Essa crise que se verifica hoje no País, acrescentam os deputados que propõem a mesa-redonda, tanto do ponto de vista da qualidade quanto da quantidade de água, é resultado de uma complexa combinação de fatores naturais e intervenções humanas. A falta de planejamento e de investimento em ações previstas nos últimos 10 anos, dizem, tem gerado um impacto maior do aqueles de causa natural. Por isso, é importante o debate sobre o estágio atual, as perspectivas, os desafios, bem como os impactos econômicos da aplicação de práticas racionais de uso da água em todo o Brasil, concluem.











    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crise-hidrica-sera-debatida-na-assembleia-legislativa/238358510

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)