Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Campos Novos Paulista: patrimônio ambiental preservado

    A população original de Campos Novos Paulista era constituída por índios, que, aos poucos, foram sendo afugentados, uma vez que, por volta de 1852, José Teodoro de Souza, mineiro de Pouso Alegre, acompanhado de família e amigos, chegou àquela região promissora e fértil, onde construiu diversas casas e iniciou as primeiras plantações. Em 1856, requereu às autoridades de Botucatu a posse das terras e construiu uma capela invocando São José, às margens do rio Novo. Este é afluente do rio Paranapanema que, mais do que uma divisa estadual, é um eixo de integração entre Paraná e São Paulo.

    A povoação foi elevada a distrito de paz do município de Santa Cruz do Rio Pardo em 1880, com o nome de Campos Novos e, em 1885, emancipou-se. Apenas em 1948 o município recebeu o nome de Campos Novos Paulista.

    A área é considerada região de conservação por possuir importante acervo ambiental preservado. O local também é conhecido por seu potencial para a agricultura irrigada, tanto pela excelência de seus solos, quanto pela enorme disponibilidade hídrica.

    A consolidação da ocupação dessa região do Estado teve no café e na extensão das ferrovias os principais elementos. A ocupação inicial está diretamente vinculada à penetração das estradas de ferro Sorocabana, ao sul, e Noroeste, ao norte, e, posteriormente, à Companhia Paulista, nas duas primeiras décadas do século 20, numa conjuntura de estímulos de ordem econômica que beneficiaram sobretudo a expansão da cafeicultura.

    Com seu solo fértil e a consolidação de uma infraestrutura de transporte, a região passou a atrair pioneiros interessados no cultivo do café. Paralelamente a essa cultura, foram desenvolvidas outras lavouras de subsistência, como arroz, feijão, milho e mandioca, devido à grande dificuldade de transporte de outras áreas e à facilidade de produzi-las no local.

    Porém, a partir de 1950, quando a industrialização paulista ingressou em um estágio avançado, a economia da região entrou em crise por não ser capaz de acompanhar o novo patamar de industrialização. Aos poucos, a diversificação agrícola foi sendo substituída pela pecuária e agricultura intensiva da soja e do trigo, fato que contribuiu para acentuar o êxodo rural na região.

    Estância climática

    Campos Novos Paulista é um dos quinze municípios paulistas que apresentam os requisitos para serem considerados estâncias climáticas, o que representa um grande potencial de desenvolvimento para o município. Localiza-se à margem esquerda do rio Novo, a 418 km da capital, e integra o conjunto de 42 municípios que compõem a bacia do Paranapanema.

    O Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema foi o pioneiro a ser constituído no Estado. Essa interessante integração possibilita um planejamento de maior qualidade, que vem a beneficiar o entorno da bacia. Essa atividade abrange os quesitos saneamento, educação ambiental, capacitação, mobilização da sociedade em função desses objetivos e divulgação de informações que direcionem a população para a utilização da água de forma mais racional. Favorece também o aproveitamento do potencial turístico da região.

    Vestígios de civilização pré-cerâmica

    Como curiosidade, o local é definido pela arqueologia como um universo anterior de populações caçadoras, com tradições coletoras pré-cerâmicas. Apesar de serem encontrados vestígios dessas tradições, ainda não foram identificados descendentes historicamente conhecidos.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campos-novos-paulista-patrimonio-ambiental-preservado/2384304

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)