Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lançada Frente Parlamentar em Defesa das Cooperativas

    Por iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL), a Assembleia promoveu, nesta quarta-feira, 7/4, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Cooperativas. A frente é formada, entre outros, pelos deputados Giannazi, Baleia Rossi (PMDB), Geraldo Cruz (PT) e Welson Gasparini (PSDB), tendo o apoio ainda dos deputados Edmir Chedid (DEM) e Antonio Salim Curiati (PP).

    Representantes de diversos setores de atividades econômicas cooperadas de São Paulo queixam-se de que o Poder Público, em especial o governo paulista, cerceia a participação de cooperativas em licitações para fornecimento de bens e serviços. Isso ocorreu com a edição do Decreto 55.938, de 2010. Segundo os membros de cooperativas e Carlos Giannazi - autor do Projeto de Decreto Legislativo 47/2010, que propõe a suspensão dos efeitos do decreto - o governo de São Paulo identifica trabalho com vínculo de emprego e, com isso, considera que os trabalhadores de cooperativas não estão regulares perante o Ministério do Trabalho, o que impede sua participação em processos de compras. Outras queixas referem-se à legislação insuficiente, dúbia ou restritiva, como no caso das cooperativas de crédito de servidores públicos, que não gozam das mesmas prerrogativas das demais em relação a empréstimos consignados.

    Sandra Campos, presidente da Federação dos Trabalhadores Cooperados do Estado de São Paulo (Fetracesp), disse que o propósito da frente é ser um fórum permanente de discussão e de união dos praticantes da atividade cooperada para buscar seu fortalecimento, além de aproximar as cooperativas, no que diz respeito a negócios.

    O evento foi coordenado por Sandra e contou com representantes de federações e sindicatos ligados à atividade cooperativa, como Daniel Wendell, presidente do Sindicato das Cooperativas de Trabalho do Estado de São Paulo (Sincotrasp), Marília de Lima, presidente da Federação Nacional das Cooperativas da Cultura (Febracult), e Leonardo Pinho, coordenador de Economia Solidária em São Paulo, além de sindicatos de cooperados em diversas atividades, como cooperativas de transportes, cooperativas de psicólogos e cooperativas de crédito.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lancada-frente-parlamentar-em-defesa-das-cooperativas/2639416

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)