Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OPINIÃO

    Não posso deixar de aplaudir a iniciativa do governador Geraldo Alckmin de lançar um programa exclusivo para combater o consumo de álcool na infância e adolescência. O projeto, contando com o apoio do Ministério Público de São Paulo e de representantes dos bares, supermercados e restaurantes, envolve também diversas secretarias estaduais, como a de Saúde, Educação, Segurança Pública e Justiça e Defesa da Cidadania, além de órgãos como o Procon-SP e a Vigilância Sanitária Estadual.

    Pela proposta do governador, não serão admitidas nem a venda nem a possibilidade de consumo de álcool para menores de 18 anos em nenhum estabelecimento comercial. É "conforme definição do próprio Alckmin" "o início de um grande trabalho, de um verdadeiro pacto pela infância e pela juventude, junto com as famílias, os pais, as entidades da sociedade civil, organizações não-governamentais, igrejas, setor privado, a própria indústria, hotéis, bares, restaurantes ou similares e o governo".

    Segundo o projeto, serão desenvolvidas ações para tratamento, educação e fiscalização do consumo indevido de álcool por adolescentes nos estabelecimentos comerciais do Estado. Haverá também a abertura de clínicas de tratamento, com mais leitos para dependentes e ações específicas nas escolas, além de intensificação das blitze da polícia para flagrar e punir motoristas alcoolizados.

    A exemplo da lei antifumo, também serão severas as penalidades aos infratores. O projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador no último dia 1º/8 "que já conta com o meu voto e apoio" prevê aplicação de multas de até R$ 87,2 mil, além de interdição do por 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, de estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo, em suas dependências, de bebida com qualquer teor alcoólico por menores de 18 anos de idade em todo o Estado.

    Conforme lembrou, na oportunidade do lançamento do programa, o secretário da Saúde, Giovanni Cerri, parte das pessoas que começam a beber na infância e na juventude torna-se, mais tarde, abusadora dessas substâncias, ingerindo regularmente quantidade diária de álcool acima da considerada tolerável pela Organização Mundial de Saúde. Daí para a dependência química é um pulo. E é isso, exatamente, que o governo de São Paulo pretende evitar.

    *Welson Gasparini é deputado estadual pelo (PSDB) e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

    janela

    "A exemplo da lei antifumo, também serão severas as penalidades aos infratores. As multas podem chegar a R$ 87,2 mil"

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/opiniao/2800184

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)