Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Opinião Maconha! Você é quem decide!

    Muito se tem falado ultimamente sobre a questão da liberação da maconha no Brasil. Um documentário foi produzido com depoimentos do ex- presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que é a favor da liberação. E recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade que proibir os manifestantes de se reunirem e exporem suas idéias seria ferir os direitos constitucionais e a livre expressão do pensamento de cidadãos que vivem em uma democracia e aprovou a realização da Marcha da Maconha em todo o território brasileiro.

    Além de deputado estadual e coronel da reserva da Polícia Militar, sou psicólogo atuante no tratamento e no combate ao uso de drogas há mais de 30 anos, mantendo durante todo esse tempo um centro de recuperação que recebe cem pessoas por semana. Essas pessoas e suas famílias representam o resultado do acesso que os jovens têm à droga "acesso que sempre começa com um jovem, que experimenta a maconha e acha que quando quiser consegue parar e que nunca vai chegar perto de outras drogas.

    As pessoas tomam como exemplo a Holanda e dizem que lá a droga é liberada. Vejam bem, a maconha é usada nesse país por maiores de 21 anos, com horário e quantidade determinadas e sempre em locais específicos. A questão é que a Holanda é um país com condições totalmente diferentes do Brasil em relação a desemprego, escolaridade" aliás, para se ter uma ideia da diferença, a Holanda cabe 280 vezes dentro do Brasil e lá eles não se orgulham desta situação e são inclusive pressionados pela União Europeia a acabar com isso.

    O Brasil, que já tem uma série de problemas, só vai angariar mais um se permitir que a maconha seja liberada, porque o problema da maconha não é uma questão de liberdade, é uma questão de saúde pública, que, aliás, já é de péssima qualidade e não trata de problemas básicos da população, que dirá de um tratamento tão difícil como o tratamento de dependentes químicos.

    Outro problema da liberação da marcha é que ela pode criar certa curiosidade entre os jovens e por mais que se tente deixar bem claro que é totalmente proibida a apologia ao uso de drogas é um limite muito tênue estar numa Marcha da Maconha e não se falar abertamente sobre seu uso.

    O Brasil não está preparado para liberar a maconha ou qualquer outra droga e isso quem diz é um psicólogo, autor de cinco livros sobre dependência química e alcoolismo, que vê semanalmente, há mais de 30 anos, famílias destroçadas pela droga. Nenhum país liberou e espero que isso não aconteça no Brasil.

    *Edson Ferrarini é deputado estadual pelo PTB.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações150
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/opiniao-maconha-voce-e-quem-decide/2946901

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Sua premissa está errada. "que dirá de um tratamento tão difícil como o tratamento de dependentes químicos." Desde quando maconheiro é dependente químico? A maconha pode ser porta de entrada para outras drogas, mas justamente porque é uma questão mal esclarecida, um tabu nas grandes mídias, religiões e famílias. O fruto proibido é sempre mais gostoso e quando se vê que o que tanto se fantasiou sobre não é lá grande coisa, é mais fácil de cair na onda de drogas mais pesadas, mais ainda porque vendem no mesmo lugar e por preços absurdamente baratos. Se a maconha fosse encarada de uma maneira mais realista, como com álcool e tabaco; se ao invés de apenas ficar repetindo os malefícios do abuso da maconha, esclarecêssemos quando a maconha pode ser inofensiva (uso recreativo de 1x a 3x/ mês) e quando pode ser mais nociva; usando dados concretos. Poderíamos usufruir de vários benefícios, como o óleo da semente para amplo uso medicinal (um dos remédios mais tradicionais da história) o uso industrial do tecido a partir de sua folha. Pesquisas recentes indicam que a erva pode trazer danos, mas apenas em caso de abuso, e todos os riscos deveriam ser bem discutidos e esclarecidos na sociedade. A criminalidade da maconha já gera um mercado negro absurdo, legalizar vai legitimizar uma legião de consumidores de alto poder aquisitivo, loucos por produtos, roupas, comidas feitas de maconha, ou com essa marca e é claro, boa qualidade de baseados naturais; gera empregos e gira a economia. Não é a toa que FHC é a favor. continuar lendo

    Acima de tudo deve-se levar em conta nesse debate o porquê proibi-se ou libera-se determinada substância. A mídia não tem feito um levantamento imparcial da questão, ressaltando demasiadamente possiveis benefícios da maconha. As emissoras de tv vão lucrar muito com diversas propagandas quando ela for liberada, assim como é com o álcool. O país vive um momento histórico no combate ao tabagismo e enfrenta ainda uma dura luta contra o alcolismo, que gera diversas vítimas, principalmente no trânsito. O esclarecimento a respeito de todos os efeitos é de grande valia, porém o frenesi pró-maconha vai na contra-mão do que vem sendo feito com as outras drogas. Além disso os benefícios da maconha estão sendo superestimados, tendo em vista o atual desenvolvimento da medicina (há tratamento disponível para quase tudo). continuar lendo

    Diga para o senhor deputado que a proibição da maconha só favorece a criminalidade, pois, todo usuário (inclusive aquele de bem), tem que bater às portas da marginalidde para obter uma plantinha, que foi feita por DEUS. Eu desconfio desses deputados que fazem apologia à proibição da maconha. Afinal de contas, a proibição só favorece àqueles que querem vender as preços absurdos sem pagar impostos; o estado fica à margem a pretexto da ilegalidade, e o pior, querem restringir o acesso à substâncias que comprovadamente melhoram as condições de vida de pessoas doentes. ATENÇÃO: O diabo quer fazer com que as pessoas rejeitem as verdades de deus. E toda planta é DE DEUS com certeza (o ANTICRISTO SÓ TEM FORÇA PARA MENTIR, ENGANAR E TRAIr - ele não tem o poder de criar nada)! Por isso o diabo está fazendo a cabeças dessas pessoas, como o deputadinho, para desvirtuar a obra de deus....o mal é o que sai da boca do homem e não o que entra.... continuar lendo