Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Balanço 2011 - Obrigatoriedade do ensino de educação no trânsito

    O Projeto de Lei 556/2011, de autoria do deputado Rodrigo Moraes (PSC), aprovado em Plenário, inclui na grade curricular das escolas estaduais de ensino fundamental a disciplina de Educação no Trânsito. A disciplina, conforme o artigo 2º do projeto, abrangerá os temas: primeiros socorros, prevenção de acidentes, proteção ao meio ambiente e cidadania, direção defensiva e legislação de trânsito.

    A justificativa do PL cita que o Código de Trânsito Brasileiro prevê a prática da educação no trânsito nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior, com a ajuda dos órgãos de trânsito municipais, estaduais e federal, que devem formar núcleos pedagógicos para incentivar projetos nas escolas. Porém, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) não inclui o estudo do trânsito em sua base nacional comum. O projeto, afirma o deputado, visa tornar realidade o ensino de educação no trânsito na grade curricular das escolas, em consonância com a Constituição Federal. "Nos acidentes de trânsito figuram o despreparo e a falta de informações como causas de mortes e invalidez, principalmente em jovens. O ensino de educação no trânsito nas escolas estaduais busca ensinar aos alunos as noções básicas sobre normas de trânsito por meio de profissionais capacitados", afirma Moraes.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/balanco-2011-obrigatoriedade-do-ensino-de-educacao-no-transito/2987204

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)