Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Opinião - Preservação ambiental

    Foi gratificante para mim, como representante do povo paulista na Assembléia Legislativa, conhecer o resultado do trabalho desenvolvido em Sales Oliveira (bem pertinho de Ribeirão Preto) por Saulo Alves de Oliveira, um agricultor que orgulha esse segmento tão importante da economia nacional. Acompanhado por Joaquim Augusto Azevedo Souza (presidente da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto) e pelo advogado Claudio Urenha Gomes visitei, no último dia 5 de março, naquele município, as fazendas "Conquista" e "Santa Rosa", onde fui recepcionados pelo Saulo; pelo seu neto, Daniel Mei Alves de Oliveira Thompson e pelo advogado e empresário rural Paulo Maximiano Junqueira Neto.Durante a visita, que se prolongou até o entardecer, foi possível não apenas conhecer as referidas propriedades mas, sobretudo, constatar o cuidado com que são tratadas e a preocupação com a preservação ambiental; são propriedades, enfim, ecologicamente corretas .

    Aos 82 anos de idade "ainda viajando todo mês, guiando seu automóvel, para sua propriedade em Dourado, no Mato Grosso do Sul - Saulo é um brasileiro que acredita neste país, embora lamente a discriminação sofrida pelo produtor rural. Ele lembra ter dedicado mais de 70 anos de sua vida à produção de alimentos, geração de renda, empregos e pagamento de impostos, sempre buscando o melhor caminho para triunfar nas suas atividades. Para Saulo, o agricultor" pelo seu papel fundamental de alimentar a população e gerar divisas, através da exportação dos excedentes agrícolas, para o país "merece ter um tratamento compatível com sua importância.

    Segundo ele, o novo Código Florestal" ainda tramitando na Câmara Federal "apesar de trazer alguns avanços em relação ao documento ora vigente, ainda assim continua sendo uma das legislações mais restritivas do mundo do ponto de vista ambiental, bastando compará-lo aos semelhantes nos demais países onde não existem APPS e sequer o conceito jurídico de Reserva Legal. Para Saulo, o agronegócio atual não é mais coisa de caipira atrasado pois esse setor, praticamente sozinho, sustentou o parco crescimento do PIB de 2011, garantindo, embora minimamente, o crescimento deste nosso maravilhoso país.

    Saulo é daqueles que jamais se entregam e nem se deixam abater; octogenário, com toda a família bem encaminhada, mantém uma atividade diária intensa, sempre atenta aos mínimos detalhes, inclusive no sentido de preservar a vida animal em condições naturais. Ele resiste, assim, à tendência de se acomodar mesmo porque, conforme explicitei recentemente," a fórmula mais rápida para o envelhecimento é levar uma vida tranquila ".

    *Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/opiniao-preservacao-ambiental/3051579

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)