Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Opinião - O que se pode esperar da atual situação política?

    Ao analisarmos as últimas atividades do ex-presidente Lula, deparamo-nos, entre outras, com a possibilidade de que ele queira assumir um ministério, visando escapar da pesada caneta do juiz federal Sérgio Moro, que comanda a Lava Jato. Há que avaliar o resultado das investigações realizadas pelo Ministério Público (MP), que dão conta de que gastos do Instituto Lula e da empresa LILS, de propriedade dele, além de empresas em nome de seus filhos, têm como doadores e pagadores, em 70% dos casos, empresas envolvidas no escândalo da Petrobrás. E, como se isso não bastasse, ainda tem as reformas do triplex no Guarujá e do sítio em Atibaia, imóveis dos quais segundo o MP Lula é dono de fato, terem sido realizadas pelas construtoras OAS e Odebrecht, implicadas na Lava Jato.

    Somam-se a esse esquema recursos do BNDES, que deveriam ser aplicados para beneficiar o Brasil e sua população "e são mais de 50 bilhões de dólares" mas que, em vez disso, foram emprestados a países da América e da África. Ali, as firmas "amigas" do ex-presidente foram vencedoras de concorrências, com suspeita de participação de familiares do próprio ex-presidente em grandes investimentos como hidrelétricas e petrolíferas no continente africano, o que caracteriza lobby e interferência direta de Lula em favor de terceiros, gerando lucros bilionários a empreiteiros e prejuízos incontáveis ao povo brasileiro. O resultado desses fatos levou Sérgio Moro a penalizar grandes personagens do mundo econômico e político abarcados nessas operações, e isso poderia envolver o ex-presidente.

    Entre idas e vindas, havia sido estabelecido que Lula deveria prestar contas não mais a Moro e sim ao Supremo Tribunal Federal (STF), órgão já sobrecarregado com processos volumosos, o que, naturalmente, acarreta morosidade aos julgamentos e retarda decisões. Há ainda a considerar que, no STF, 8 dos 11 ministros foram nomeados pelo PT, o que também pode significar um favorecimento ao ex-presidente: ele sabe que há sete anos são investigados Renan Calheiros, Maluf, Sarney, Lobão e outros, sem nenhuma decisão até hoje. O mensalão, por exemplo, demorou sete anos para ser julgado. E, recentemente, foi anunciado que alguns sentenciados daquela época se aproveitaram da lei do indulto (perdão) para se beneficiar e sair do circuito da justiça. Num quadro desses, Lula passaria a ser elegível em 2018, sem nenhuma denúncia ou condenação, o que fortaleceria seu cacife político junto a massas trabalhadoras do país inteiro.

    Por sua vez, a presidente Dilma pretende usar força e habilidade de Lula para impedir o processo de seu próprio impeachment junto ao senado federal, onde Renan, Jucá, Collor, Lobão e Roberto Requião, além da influência de Sarney, atuarão para não deixar que o parlamento acolha o pedido de impeachment ou casse o mandato da presidente.

    Entendo que essa nomeação de Lula só serviria para afastar a ele das garras da caneta de Sérgio Moro e a Dilma, da cassação. A economia não terá mudança nenhuma, não haverá melhorias na qualidade de vida do povo, não terá corte de ministérios, não vão diminuir as taxas de juros, não terá um combate eficaz à inflação e nem qualquer programa que possa impedir o desemprego. É uma jogada de xadrez que visa manter o PT ileso nesses dois anos e 9 meses que faltam para o término do mandato da Dilma. A presidente passaria a ser como a rainha da Inglaterra: reina, mas não governa. Lembremo-nos, ainda, de frase que Lula pronunciou durante um programa do PT: "Pobre quando rouba, vai pra cadeia, rico vai para um ministério". Seria esse o seu futuro? E o nosso?

    *Abelardo Camarinha é deputado estadual pelo PSB, representando a cidade de Marília









    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/opiniao-o-que-se-pode-esperar-da-atual-situacao-politica/320417181

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)