Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    História e cultura afro-indígena no currículo escolar

    Bianca Rosa, da EE Jardim Buscardi, de Matão, apresentou, pelo Partido da Cultura e Educação, o Projeto de Lei nº 10, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena", através do estudo da literatura brasileira e da contribuição das línguas africanas e indígenas na formação da identidade linguística do Brasil.

    A parlamentar observa que de acordo com a Lei nº 9.394 e sua alteração pelas Leis nºs 10.639/2003 e 11.645/2008, é obrigatório o ensino da "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" na composição da história do Brasil, identificando a importância destes povos para a construção de nosso país. Entretanto, a forma com que esta temática deve ser abordada não é clara, assim como as atividades a serem desenvolvidas no ambiente escolar.

    Segundo Larissa, estudando as diferentes escolas literárias e seus respectivos escritores pode-se analisar de forma crítica a sociedade brasileira e seu processo de formação, já que as obras literárias têm o objetivo de retratar a sociedade de sua época.

    Desta forma, assevera a propositora, crianças e adolescentes entenderão a importância deste resgate cultural e terão a possibilidade de firmar a identidade cultural e, principalmente, aprender a valorizá-la.





    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações230
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/historia-e-cultura-afro-indigena-no-curriculo-escolar/416802928

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)