Parlamentares propõem novas disciplinas na grade curricular de ensino
A Assembleia Legislativa discute projeto que pode ampliar a grade curricular das escolas públicas paulistas. As disciplinas de xadrez, música e redação poderão ser incluídas no currículo.
No caso da disciplina de xadrez, ela seria ministrada em todas as séries do Ensino Fundamental e pelo menos em uma do Ensino Médio, com uma carga horária de 50 minutos semanais. O objetivo, segundo o deputado Milton Vieira (PRB) - autor do Projeto de Lei 171/2017 - é proporcionar maior integração social e cultural entre os estudantes.
Um estudo de 2015, da Unidade Integrada de Educação Superior no Brasil, aponta que o xadrez como conteúdo didático "é de crucial importância para o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos". Além disso, o jogo "agrega maior desempenho escolar em relação aos que não praticam esse esporte", explica.
Música e Redação
Outra proposta discutida na Alesp tem como meta o desenvolvimento mental e físico dos alunos. O Projeto de Lei 455/2017, de autoria do deputado José Américo (PT), inclui a disciplina de música na grade curricular já a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
"Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula", afirma José Américo.
O deputado tem outro projeto - o PL 93/2017 - que pretende integrar a redação, uma vez por semana, na disciplina de Língua Portuguesa. A proposta defende que uma boa redação vem da prática da leitura e da escrita. "A ideia é oferecer oportunidades educacionais a quase 13 milhões de brasileiros com mais de 15 anos que, na Pnad/IBGE de 2015, se autodeclaram analfabetos, e garantir que jovens e adultos com escolaridade baixa ou de qualidade insuficiente aprimorem suas habilidades de leitura, escrita e compreensão da linguagem", declara.
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