Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Parlamentares propõem novas disciplinas na grade curricular de ensino

    A Assembleia Legislativa discute projeto que pode ampliar a grade curricular das escolas públicas paulistas. As disciplinas de xadrez, música e redação poderão ser incluídas no currículo.

    No caso da disciplina de xadrez, ela seria ministrada em todas as séries do Ensino Fundamental e pelo menos em uma do Ensino Médio, com uma carga horária de 50 minutos semanais. O objetivo, segundo o deputado Milton Vieira (PRB) - autor do Projeto de Lei 171/2017 - é proporcionar maior integração social e cultural entre os estudantes.

    Um estudo de 2015, da Unidade Integrada de Educação Superior no Brasil, aponta que o xadrez como conteúdo didático "é de crucial importância para o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos". Além disso, o jogo "agrega maior desempenho escolar em relação aos que não praticam esse esporte", explica.

    Música e Redação

    Outra proposta discutida na Alesp tem como meta o desenvolvimento mental e físico dos alunos. O Projeto de Lei 455/2017, de autoria do deputado José Américo (PT), inclui a disciplina de música na grade curricular já a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

    "Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula", afirma José Américo.

    O deputado tem outro projeto - o PL 93/2017 - que pretende integrar a redação, uma vez por semana, na disciplina de Língua Portuguesa. A proposta defende que uma boa redação vem da prática da leitura e da escrita. "A ideia é oferecer oportunidades educacionais a quase 13 milhões de brasileiros com mais de 15 anos que, na Pnad/IBGE de 2015, se autodeclaram analfabetos, e garantir que jovens e adultos com escolaridade baixa ou de qualidade insuficiente aprimorem suas habilidades de leitura, escrita e compreensão da linguagem", declara.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parlamentares-propoem-novas-disciplinas-na-grade-curricular-de-ensino/489578669

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)