Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei estabelece placas em unidades de saúde para evitar o abandono de nascituros

    A deputada Rita Passos conseguiu mais uma conquista para a área da adoção: a derrubada do veto do Projeto de Lei nº 772/17, de sua autoria, e na quarta-feira (23/5) a promul­gação dele como Lei nº 16.729/2018, que tem como objetivo conscientizar gestantes que o aborto, o abandono, a venda de crianças, e aquelas mães que jogam os seus bebês assim que nascem no lixo estão cometendo um crime, e que a adoção é um ato legal.

    De acordo com Rita Passos, a lei esta­belece afixar as placas nas unidades de saúde públicas e privadas com os seguintes dizeres: "a entrega de filho para adoção, mesmo durante a gravidez, não é crime. Caso você queira fazê-la, ou conhceça alguém nesta situação, procure a vara da infância e da juventude. Além de legal, o procedimento é sigiloso".

    A parlamentar defende que a propo­situra é uma forma de proteger nascituros. "Não se trata de estimular a doação dessas crianças, mas de evitar o abandono delas. É importante lembrar que muitas crianças ao nascer são jogadas no lixo", sustenta a parlamentar.

    De acordo com Rita Passos, a lei tem como base legal o art. do Estatuto da Criança e do Adolescente que propõe que as gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas à Justiça da Infância e da Juventude.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações164
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-estabelece-placas-em-unidades-de-saude-para-evitar-o-abandono-de-nascituros/581958416

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)