Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Forró pode se tornar patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo

    Amantes do forró estiveram presentes no auditório Franco Montoro, na última terça-feira (19/6), para uma audiência pública em defesa do ritmo no Estado. A demanda é para que o forró, ritmo musical mais conhecido e praticado no nordeste do Brasil, se torne patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo.

    "São demandas ricas que tem a ver com os nossos valores e as nossas origens, música e dança são composições que precisam ser valorizados", disse o proponente do evento, deputado Alencar Santana Braga (PT). "É também um grande passo para o debate nacional, visto que isso também está sendo discutido no Congresso Nacional", disse Santana.

    Em abril deste ano foi criado o I Fórum do Forró de Raiz de São Paulo, que tem como principal objetivo desenvolver políticas públicas para o ritmo. "Estamos aqui na Casa para trazer informações, é preciso que o forró se torne um patrimônio cultural imaterial do Estado e que consigamos trazer cada vez mais sustentabilidade e difusão para esse ritmo", declarou a coordenadora estadual do Fórum, Isabel Santos.

    O secretário do Estado da Cultura, Romildo Campello, declarou que já havia estabelecido um diálogo com os forrozeiros sobre o assunto. "O forró é um ritmo muito importante para cultura brasileira, eventos como esse estreitam ainda mais essa conversa", declarou.

    Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o forró é uma manifestação cultural com diversas vantagens no processo de registro, uma vez que envolve todas as esferas que as políticas públicas atuam: a primeira delas são os grandes artistas que o forró abarca, como Elba Ramalho e Gilberto Gil.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forro-pode-se-tornar-patrimonio-cultural-imaterial-do-estado-de-sao-paulo/592475787

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)