Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Opinião - Proteger o idoso é proteger nosso futuro

    No dia 15 de junho celebramos o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso, data instituída pela ONU em 2006, justamente para nos lembrar do grande desafio que temos pela frente, na redução do número de violações contra os direitos fundamentais desta população que, a cada ano, aumenta em todo o mundo.

    O Disque 100, da Secretaria dos Direitos Humanos, do governo federal, emitiu um relatório informando que, em 2017, o órgão registrou nada menos que 33 mil denúncias e 68 mil violações aos direitos da pessoa idosa em todo o Brasil.

    O relatório oficial informa ainda que em 52% dos casos a violência foi praticada pelos filhos e a maioria deles ocorridos dentro da própria casa do idoso. São Paulo, de acordo com o Disque 100, foi o estado que registrou o maior número de denúncias no Brasil. Tivemos a espantosa marca de 7.155 casos de violência contra o idoso em nosso estado.

    Os números são alarmantes e clamam por ações concretas que possam, de alguma maneira, reduzir este cenário de degra­dação social pelo qual estamos passando.

    As estatísticas preveem que até 2030 teremos cerca de 50% da nossa população composta por pessoas da terceira idade. Na Região de Campinas, por exemplo, a população idosa cresceu 109% nos últimos 17 anos. O mesmo percentual se aplica a outros grandes centros, como São Paulo e o seu entorno metropolitano.

    Os direitos da pessoa idosa estão garantidos pelo Estatuto do Idoso, aprovado em 2012. Nele estão reunidos 118 artigos que estabelecem as obrigações da família, da sociedade e do Poder Público em assegurar os direitos do idoso no Brasil. Entre os principais itens desta importante lei estão a efetivação do direito à vida, direito à saúde, à alimentação, à educação, o acesso prioritário à cultura e aos equipamentos de esporte e lazer, entre muitos outros.

    O nosso trabalho na Assembleia Legisla­tiva de São Paulo vai de encontro direto a estes direitos, de fiscalizar, proteger e garantir a sua execução em nosso Estado. Uma sociedade que não respeita os seus idosos está fadada ao fracasso. Protegê-los hoje é a garantia de que estamos, acima de tudo, protegendo também o nosso futuro, onde um dia iremos fazer parte deste seleto e abençoado grupo da nossa sociedade.

    Célia Leão é deputada pelo PSDB

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações237
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/opiniao-proteger-o-idoso-e-proteger-nosso-futuro/595583949

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)